Como jornalista, sempre acreditei na importância de compartilhar nossas experiências e conhecimentos com as gerações mais jovens. Ontem (10), tive o privilégio de vivenciar essa oportunidade na Escola Odair de Oliveira, no bairro Vista Alegre. Fui convidado pela minha querida amiga e professora Fernanda Silva para conversar com os alunos do primeiro ano do ensino médio sobre minha trajetória pessoal e profissional no jornalismo.
Essa troca de ideias foi especialmente significativa, considerando que recentemente celebramos o Dia do Jornalista no Brasil. Nossa profissão é uma nobre missão de levar informações às pessoas, de moldar opiniões e de contar histórias que impactam vidas.
Durante o bate-papo, além de compartilhar minha jornada no jornalismo barbarense desde seus primórdios, também discuti com os alunos sobre a evolução da comunicação e o papel vital da mídia em nossas vidas cotidianas. Abordei ainda a honra de ter recebido o título de Comendador, concedido pela renomada Câmara Brasileira de Cultura, uma organização internacionalmente reconhecida por seu compromisso com a cultura brasileira.
Senti que alcancei meu objetivo ao perceber a atenção dos alunos ao longo de nossa conversa. Prender a atenção de jovens de 16 anos é um desafio e tanto, especialmente em uma era onde a distração é constante e a informação é consumida em pequenas doses. Agradeço profundamente aos professores que enfrentam esse desafio diariamente, dedicando-se a transmitir conhecimento e moldar um futuro melhor para todos os alunos.
Minha experiência ao falar com essa faixa etária foi verdadeiramente enriquecedora. Agradeço imensamente o convite da Fernanda Silva e também reconheço o papel fundamental da Diretora Karina Roberto Borges e das vice-diretoras Patrícia Pasqualino, Andréia Janaína de Oliveira e Rosemeire Roberta Pessoa por possibilitarem essa oportunidade.
É crucial que mais profissionais compartilhem suas experiências e histórias de vida com as novas gerações. Nosso país depende do engajamento e da experiência desses jovens para moldar um futuro promissor. Cada história compartilhada pode inspirar e motivar alunos a perseguirem seus sonhos e contribuírem positivamente para a sociedade.
Portanto, que essa oportunidade de diálogo entre profissionais e alunos cresça ainda mais, pois é somente através do compartilhamento de experiências que podemos moldar mentes criativas e engajadas, prontas para enfrentar os desafios do mundo moderno e construir um Brasil melhor para todos.